...Dicas, tutoriais e novidades. Seu Apple descomplicado!

Minimum number of posts is 5 for running text.

Pais e filhos! Cuidado com o App de mensagens Sarahah!

222 0

Olá pessoal!  Hoje irei comentar e alertar através deste artigo, um App de mensagens que esta explodindo entre adolescentes chamado Sarahah. Explico do que se trata adiante. Boa leitura!

O aplicativo nada mais é do que um Message, criado única e exclusivamente para envio e recebimento de mensagens. Mas se é só isso, qual o problema? Ahhhhhh meu caro Watson! Por trás desta simples e aparentemente inonfensiva -velha- forma de trocar mensagens, esconde-se um fato que talvez muitos de vocês, pais principalmente, desconhecem!  Toda e qualquer mensagem trocada é anônima. Como assim?

O Sarahah ficou conhecido quando subiu de posição para o #1 na loja da Apple por utilizar o compartilhamento de link pelo SnapChat. Isto elevou sua popularidade e seus desenvolvedores se viram famosos da noite para o dia.

O Problema

Tudo começa com a idade de uso do App que é a partir de 17 anos. Quando minha filha de apenas 12 me solictou autorização para usar o App, na correria não me atentei aos detalhes do que ele fazia e para que servia. Depois de um comentário, percebi que deveria dar mais atenção ao aplicativo e foi aí que me deparei com o real. O App esta disponível na Apple Store livremente. Até ai tudo bem. Porém, poucos sabem que este aplicativo foi criado na Arábia Saudita, país machista e que embora culturalmente seja rico, oferece muitos controles e pouca interação social.

Devido ao fato, seu criador resolveu ter uma idéia que pudesse facilitar quem -dentro do ambiente de trabalho- quisesse falar mal do chefe ou do colega ao lado. Para isso, desenvolveu o Sarahah. Serve para você enviar uma determinada mensagem ou muitas delas para outros usuários com total e completo anonimato. Assim você não é percebido nem ninguém saberá quem esta falando mal de quem. Prato cheio para fraudadores, praticantes de bullying, pessoas de má indole e pedófilos. Percebam que o desenvolvedos não imaginava que esta finalidade fosse ser aplicado ao seu App. Segundo o site, a intenção foi de apenas melhorar a comunicação interna entre colegas de trabalho a fim de melhorar o desempenho muitas vezes. No próprio site, fica explícito que outras fontes podem se apropriar dos seus dados:

 

Is Sarahah a hacker?!
Sarahah doesn't steal data but websites and apps impersonating Sarahah could do that

 

O App pode ser usado tanto por usuários cadastrados como os que não se registram e podem livremente trocar mensagens com desconhecidos

sarahah app

sem qualquer controle. Pelo fato do aplicativo ser de outra origem, país estrangeiro, muitas vezes não há como interferir ou aplicar leis que possam minimazr o fato visto que cada país neste caso possui regras diferentes e isto dificulta ainda mais o rastreamento e controle sobre o que é transitado por lá. O Sarahah possui todas as características de troca de mensagens que o mantem anônimo e por consequência funções de privacidade.

 

Como o Sarahah funciona?

Você precisa fazer o download do App e configurar seu perfil com uma URL customizada. (Por exemplo: XYZ.sarahah.com)

Depois do registro, você tem disponível 04 opções:

  • Mensagens (Consiste em detalhes do que você enviou, recebeu e suas mensagens favoritas)
  • Busca
  • Explorar (Em progresso)
  • Perfil

Uma vez que você estiver logado, pode pesquisar outros amigos ou usuários que você deseja enviar mensagens.

  • Após selecionar, aparece o campo para a mensagem ser escrita e encaminhada.
  •  Aqueles que desejam comentar podem pressionar o botão de envio. Nesta versão apenas mensagens de texto é permitido
  • Na versão atual não é possível responder as mensagens recebidas. Ou seja, aqui você toma pancada e fica por isso mesmo!

Conclusão

Mantenha a distância do Sarahah. Esta sendo usado para práticas de Bullying já sendo comentado em vários países. Manter e utilizar estes aplicativos incentivam um comportamento inadequado e contribui para que pessoas falem mal uma das outras além de aterrorizar usuários sem se quer serem notados. Muitos outros usuários já declararam terem sido vítimas de insultos e perseguições, portanto aconselho a bloqeuarem o aplicativo e/ou remover completamente do dispositivo seja ela IOS ou Android, plataformas onde o Sarahah esta disponível.

Por padrão, seu perfil não parece nas buscas e usuários não resgistrado não podem enviar mensagens a você. O fato também do link ser compartilhado em outras redes sociais, eleva exponencialmente o risco de exposição da sua identidade e comportamento. Falarei mais disto em outro tópico de segurança.

 

Fonte: Sushobhan

Não tenha vergonha...Partilhe!Email this to someoneShare on Facebook5Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido !!