...Dicas, tutoriais e novidades. Seu Apple descomplicado!

Minimum number of posts is 5 for running text.

Novo OS X El Capitan disponível hoje! Conheças as novidades prepare-se!

681 0

Como ocorre todos os anos, a Apple vai liberar mais uma versão do seu mais famoso sistema operacional para desktops, agora na sua versão 10.11, chamado de El Capitan. Preparamos um resumo das novidades e também como se preparar para a atualização.

Sempre que chegamos a este momento, publicar um artigo sobre um novo OS X é algo muito gratificante para amantes da maça e entusiastas como eu. Claro que sou muito suspeito mas o OS X é sem dúvida um dos melhores sistemas para desktops hoje disponível no mercado. Frente ao Windows 10, último lançamento da Microsoft, ainda leva vantagem em alguns pontos com caraterísticas bem superiores principalmente na questão de desempenho e segurança. A versão 10.11 do El Capitan traz muito forte o desempenho como carro chefe e eu que já venho usando desde as primeiras versões Betas, diria que esta bem melhor que o seu antecessor, o Yosemite.

As novidades da nova versão

Os ganhos de velocidade e desempenho no sistema do 10.11 chegam aos incríveis 50%. Sim! Ele esta bem rápido. A Apple trabalhou duro nos bastidores para conseguir este feito graças ao Metal, nova tecnologia gráfica de performance, que melhora os gráficos e a aceleração dos aplicativos em cerca de 40%. O Metal aproveita todas as vantagens da CPU e GPU, com chamadas na ordem de 10 vezes mais comparado as versões do OS X anteriores, possibilitando experiências incríveis em jogos e aplicativos.

O El Capitan esta mais intuitivo e mais próximo do usuário, trazendo muitas funções legais que faziam falta no Yosemite e versões anteriores. A interface gráfica de usuário não sofreu grandes modificações em relação ao Yosemite mas trouxe algumas funções novas como a nova fonte San Francisco já presente no IOS 9.

el-captain2

Spotlight

Agora é possível usar o tradicional e mais eficiente ferramenta de busca que se tem notícia para saber por exemplo a previsão do tempo, realizar operações matemáticas e saber os valores das moedas com as taxas de conversão atualizadas. Utilize-o como se estivesse usando a Siri. Esta adaptado as perguntas e frases na sua linguagem. Você pode inclusive procurar por um email que seu amigo enviou digitando simplesmente: email enviando por João! Pode buscar pelas notícias de esportes e também se preferir, pode abrir mais a janela para conseguir enxergar e ler o conteúdo total da sua pesquisa.

elcapitanspotlightsearch

 

Desktop e o gerenciamento de janelas no 10.11

Uma das mudanças claras em relação ao Yosemite. Agora é possível gerenciar e utilizar melhor as janelas de aplicativos abertos na sua área de desktop. Você pode organizar cada aplicativo arrastando-os para o topo da tela onde irá se abrir uma nova área onde você pode arrastar os aplicativos e liberar espaço no desktop. Isto facilita as manobras entre aplicativos e agiliza o processo de troca e uso entre eles. É um recurso que venho utilizando com frequência e era o que faltava no Yosemite. Você pode navegar entre as janelas em tela cheia usando o TrackPad do MacBook por exemplo. Portanto, agora ao invés de criar um novo desktop, você só precisa levar o aplicativo para o topo e a nova área será criada.

elcapitanmissioncontrol

Confiram o vídeo abaixo que demonstra como a funcionalidade ocorre:

Safari

O Safari também sofreu modificações e trouxe funções muito legais como o novo Pin tab de acesso a rede Pinterest e o ícone de volume que faltava confesso, onde agora é possível identificar qual das tabs já abertas esta emitindo algum som ou música. Isto acredite, era bem mais complicado antes do que você possa imaginar quando não havia se quer este recurso. Você precisava até pouco tempo ficar procurando em qual tab um vídeo começou a rodar etc…belo aditivo! elcapitanpinnedsites

 

safaritabmute

 

Mail

O Mail também ganhou novas funções e recursos que melhoram o aplicativo mas na minha opinião ainda não ganha de certos rivais principalmente o Airmail, na sua nova atualização. Mesmo assim, para quem ainda prefere o nativo e velho conhecido, as mudanças são bem vindas e melhoram a experiência. A principal delas é o gesto agora mais aplicado e funcional.

elcapitanmailgestures

Quem utiliza o trackpad do MacBook por exemplo, vai usar muito os novos recursos de gestos. Ao arrastar para a direita, as opções de lido e não lido aparecem e ao afastar para a esquerda, agora surge a opção de remover a mensagem.

No novo Mail a gestão e organização das mensagens melhorou um pouco como por exemplo quando você esta trabalhando em tela cheia. Agora é possível copiar e colar um texto respondendo a mensagem ainda em tela cheia, recurso não disponível no Yosemite.

elcapitanmailsuggestions

Outra novidade é que quando alguém enviar uma mensagem contendo um telefone ou evento, eles agora, aparecem no topo como mostrado na imagem acima facilitando a leitura e a rápida decisão do que fazer. Se for um contato ainda desconhecido ou ausente na sua lista, o Mail irá perguntar o que deseja fazer.

Notes

O Notes esta igual ao IOS 9 e traz algumas funções interessantes. Nele é possível inserir recursos de multimedia, tais como links, imagens, arquivos em PDF, localização em mapas, clipes de áudio e documentos do iWork.

image_large_2x

Pequenos adendos

Nova fonte São Francisco, já conhecida nos que migraram para o IOS 9, elevando consideravelmente a facilidade de leitura sendo até mais suave do que a Helvetica Neue, antes usada no IOS. Originalmente foi lançada para o Apple Watch e trata-se de uma tipologia San Serif com um maior espaçamento entre as letras que facilita a leitura em telas pequenas e fica excelente em telas com retina e em Iphones por exemplo.

Encontre os amigos. Um novo widget na área de notificações que ajuda a localizar os amigos mais próximos (quando autorizam), de forma rápida e fácil.

Novo Beachball. A famosa “bolinha” que indica que algo esta sendo carregado mudou e esta mais brilhante e com cores novas e fortes.

elcapitanbeachball

Preço e disponibilidade

O OS X 10.11 estará disponível para o público hoje, dia 30 de Setembro de graça e também na Mac App store através do update. Nos Macs que já rodam o Yosemite, ele irá funcionar normalmente. Com os avanços de desempenho, o El Capitan vai rodar muito melhor que o Yosemite em alguns Macs. Veja a compatibilidade:

  • iMac (Mid 2007 or newer)
  • MacBook Air (Late 2008 or newer)
  • MacBook (Late 2008 Aluminum, or Early 2009 or newer)
  • Mac mini (Early 2009 or newer)
  • MacBook Pro (Mid/Late 2007 or newer)
  • Mac Pro (Early 2008 or newer)
  • Xserve (Early 2009)

Conclusão

Venho utilizando o El Capitan desde a primeira versão Beta e posso assegurar que a migração vale muito a pena e é segura. Porém, não deixe de seguir nossas dicas quando o assunto é atualizações. Escrevi para o Yosemite, mas a regra continua valendo.

Não tenha vergonha...Partilhe!Email this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido !!