...Dicas, tutoriais e novidades. Seu Apple descomplicado!

Fique esperto! Sua privacidade esta mais em alta do que você imagina!

261 0

Neste artigo vou abordar um assunto um tanto polêmico, pois invade um dos mais próximos espaços que é individual e único de cada um: a privacidade. Nos últimos anos, mais recentemente eu diria, tivemos vários casos de vazamento de informações e busca por dados que comprometem o governo, indivíduos e o mundo de uma forma geral. A situação é crítica e muito grave. Vou explorar alguns conceitos e dar dicas de como vocês podem ser menos expostos no mundo Web. 

O Contexto

Já escrevi aqui no Blog muitas dicas de segurança que ajudam a manter sua identidade a salvo e longe de oportunistas e curiosos. Se ainda não leu, vale a pena procurar pelo artigo que falo sobre o Google, um outro que abordo o uso do App Life360, (recomendado para famílias) e formas de evitar o roubo do seu Iphone entre outros. O acesso à informação e a busca pela quebra de sigilos é de longe o maior vencedor das preocupações de todos principalmente do governo e entidades financeiras. A batalha entre os Hackers e os que trabalham na defensiva tentando bloquear as invasões nunca a meu ver terá um fim. Os caras são muito bons, eficientes e rápidos. Atualmente esta mais complicado e perigoso com o crescente aumento de tentativas de invasões e atentados por parte dos extremistas de alguns grupos que conhecemos. Esses grupos fazem uso da Internet e de outras facilidades, como ferramentas e a própria Deep Web, para roubar dados e informações críticas. Com o avanço dos smartphones, todos nós estamos sujeitos a uma invasão e de uma hora para outra, termos nossa privacidade invadida. Por mais seguro que pareçam ser, os dispositivos com Android e IOS ainda sofrem com vírus e eventualmente quebra de alguma segurança. Para quem possui Android, pior. A plataforma por ser aberta, é alvo mais fácil para hackers. A nossa querida Apple também andou sofrendo com algumas tentativas e vazamentos que observamos no iCloud e em contas mas que rapidamente foram corrigidas e o impacto foi bem menor, graças a arquitetura fechada e também da rápida absorção por parte de uma correção que rapidamente atinge milhões de dispositivos de uma vez só.

Preste atenção!

Hoje, carregar seu Iphone com você, significa levar toda sua vida, seus costumes, seus hábitos e locais que frequenta. Você precisa e deve se manter seguro, sabendo como bloquear possíveis brechas de segurança que comprometam sua privacidade e principalmente sua vida. Não dá mais para simplesmente deixar de lado e não ligar. Se possui filhos, a questão do risco aumenta exponencialmente. Saber como bloquear o acesso a determinados sites e explicar a eles como se comportar com aplicativos do tipo mensagem instantânea, aqui leia-se WhatsApp, iMessage, etc… tornou-se um procedimento de rotina. Facebook e WhatsApp, estão entre as piores influências hoje utilizadas por algumas crianças e adolescentes. Embora sejam mídias socias de alto impacto presentes em quase todos os lares com dispositvos plugados, são também os maiores meios de comunicação utilizados por pedófilos e hackers.

E a operadora de celular? Não sabe onde estou?

Sim. Ela sabe e tem meios de fazer isso. A operadora sabe SIM seu IMEI. É através dele que a autenticação do seu aparelho na rede da operadora a qual você é cliente, ocorre. No caso de um roubo ou perda do Iphone, basta ir a uma loja da operadora e exigir que eles bloqueiem o IMEI registrando-o numa blacklist mundial. Depois disso, o aparelho será inserido num banco de dados acessível mundialmente onde jamais qualquer operadora poderá autenticar o dispositivo deixando-o completamente morto.

Mas então vem a tona a seguinte questão: De que adianta eu me preocupar com a privacidade no lado do Software e OS, quando onde devíamos justamente ter atenção, – O Hardware – continua vulnerável e acessível pela operadora de celular por exemplo.

Vamos então explicar um pouco sobre o tal IMEI

IMEI, é na verdade seu RG ou CPF. Único para cada dispositivo móvel. Quando seu Iphone realiza uma chamada por exemplo, ele busca por antenas de celular próximas a sua localização e se conecta a rede da operadora. Neste momento, um sinal de Broadvast do seu IMEI é emitido e as antenas que fazem parte da sua operadora identificam que o sinal (SIM Card), esta vindo do seu Iphone e faz a conexão.

As operadoras utilizam o IMEI para envio de mensagens de texto – agindo como roteadores – e encaminham para as outras operadoras corretamente. Podem também bloquear mensagens de Marketing ou SPAM que são muito indesejáveis.

Por que seria bom esconder o IMEI?

Nas mão de hackers, o IMEI pode ser utilizado para instalar spywares no seu Iphone que mais tarde enviam informações e dados para um outro terminal conectado a ele, o Hacker. Quando seu IMEI estiver em posse dele, basta acessar um chamdo “Free Unlocking SIM Card Site” e obter a marca, talvez o OS e o modelo do seu dispositivo. A partir daí, fica fácil para o Hacker implementar ferramentas e aplicar técnicas que eventualmente dão a ele, acesso ao aparelho.

Infelizmente não existe ou ao menos até hoje, não conheço, uma forma segura e “legal” de bloquear ou esconder seu IMEI. Para ter acesso a ele rapidamente sem precisar ir clicando em várias telas, seimplesmente utilize este código dentro do aplicativo Phone do seu IOS: *#06# 

Ferramentas para tornar seu dia-a-dia mais seguro e privado!

Signal – IOS & Android

Já falei deste ótimo App em artigos passados, homologado por jornalistas conceituados e experts em segurança digital. Este aplicativo de mensagens (Assim com o Telegram e WhatsApp), envia mensagens, realizada chamadas e possibilita também o uso de arquivos. Qual a diferença para os demais? Apesar da popularidade do WhatsApp e Telegram, hoje NÃO são os mais seguros. O Signal é a melhor opção de segurança no momento e o que mantém você mais privado e seguro. Infelizmente acabamos por – de certa forma obrigados – ter o WhatsApp instalado no Iphone por que todos mundialmente falando utilizam com maior frequência, porém sem saber que, apesar da criptografia implementada, ainda é vulnerável.

Se quiser entender melhor sobre os aspectos de segurança do Signal, acesse o site oficial daWhisperSystem e leia os detalhes técnicos sobre o protocolo de criptografia utilizado por eles no App. Esta disponível tanto para IOS quanto para Android, além de um App (via Google) para Mac OS.

Eu utilizo o Signal com frequência e explico a muitos amigos que vale instalar e aos poucos vou deixando muitos fora dos outros aplicativos. Faça você o mesmo!

iBlocker – IOS & Mac

Este ótimo utilitário possibilita a você bloquear tudo o que estiver relacionado a propaganda e conteúdo Web. Aconselho a pagar pela versão Premium $4.99, que dá acesso a todos os modos de bloqueio e customização possível. Você pode criar uma lista de sites confiáveis por exemplo,  a partir da integraçã com o Safari no IOS e no Mac. O App esta em inglês.

 

 

TORBrowser – Mac

Este navegador utiliza a engine do Firefox como core do seu desenvolvimento mas nada impede de ser o que lhe entrega mais anônimato nos tempos de hoje. Se você busca privacidade nas buscas que realiza, nas infromações que trafega e quer se manter anônimo, este é o cara! Gratuito e de rede aberta, um projeto na verdade mantido por voluntários de diversos locais, o TOR funciona em cima do conceito de VPN (Rede virtual privada), onde sua conexão passa por diversos túneis seguros e blindados em diferentes servidores ao invés de uma conexão direta. Este processo facilita o tráfego de informações sem comprometer sua privacidade. Acessem o site para obter mais detalhes. O TOR também esta disponível para Android e no caso do IOS, minha dica é usar o App Onion VPN, já que não existe nenhum aplicativo oficial do projeto disponível atualmente para a Apple.

Vejam esta animação que explica como é o projeto!

DuckDuckGo – Semelhante ao Google com privacidade!

Página de busca similar ao gigante Google, este utilitário faz o par perfeito com o TOR quando o assunto é privacidade. Se deseja realizar suas buscas sem que Google e Facebook estejam de olho no que você anda pesquisando, use o DuckDuckGo. Existe uma versão disponível para IOS também!

 

 

Hiya – IOS

Este App é uma mão na roda quando o assunto é chamadas do tipo SPAM. Sabe aquelas que agências de publicidade, operadoras querendo lhe vender anúncios, planos novos ou callcenters que insistem em querer saber seu nome, para então começar a lhe oferecer um monte de coisa? Lembrou? Se quiser ficar livre deles, use o Hiya. Funciona perfeitamente e lhe protege das ligações de SPAM e das indesejáveis do tipo “No Caller ID”, por exemplo.

Assista ao vídeo para entender como funciona!

 

Dicas e conclusões finais

Mais a frente, pretendo falar sobre qual VPN escolher dentre as opções disponíveis atualmente como o Opera VPN e a rede TOR, no caso do App Onion, que mencionei anteriormente. A preocupação com a privacidade e uso das informações pessoais é um fato real e de alto risco se cair em mão erradas ou for acessado sem autorização do usuário. Recentemente com os vazamentos dos documentos da CIA por parte do site Wikileaks, da para perceber o teor da exposição que estamos sujeitos. Os gigantes Google e Facebook já fazem uso destes dados muito bem, tanto que a dica é assistir ao excelente documentário “Terms & Conditions may Apply”, onde é possível ver até onde os caras conseguem chegar. Cabe a cada um, privar sua identidade e blindar determinadas informações no mundo digital. O recado esta dado! Agora é contigo!

Bom, espero que tenham gostado da abordagem e conteúdo deste artigo e se tiverem alguma dúvida, perguntem! Se discordam, deixe aqui sua opnião para debatermos e se curtiram, divulguem para seus amigos.

 

Não tenha vergonha...Partilhe!Email this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido !!