...Dicas, tutoriais e novidades. Seu Apple descomplicado!

Minimum number of posts is 5 for running text.

Já ouviu falar na tecnologia IBeacon? Conheça os benefícios!

1.88K 4

Pouco falada ou mesmo comentada, a tecnologia IBeacon promete ser uma das novas sensações da tecnologia de conectividade de curto alcance com potencial para crescer e se expandir rapidamente. Conheça como ela funciona e como as empresas já estão se aproveitando dela.

ibeacon-131206

Como funciona

A tecnologia IBeacon foi criada  pela Apple que possui a marca como padrão na qual permite que dispositivos com IOS e Android se comuniquem com clientes através de sinais utilizando o Bluetooth Low Energy, ou BLE como é conhecida. As inúmeras formas de uso desta tecnologia são imensas e possuem um alto poder de negócio. Atualmente com foco principalmente no comercial, sendo pouco explorada no segmento doméstico e ainda em fase de maturidade, os Beacons devem se popularizar bastante nos próximos anos sendo uma fantástica ferramenta de Marketing e de alavancagem dos seus negócios. Resumidamente, o IBeacon permite que aplicações para Iphone que se beneficiam dela possam se comunicar com o mundo físico real e reagir de acordo dentro de uma pequena escala, entregando conteúdo contextual para usuários baseado em suas posições de localização que podem ser de 03 formas:

  • Imediata -> Dentro de alguns centímetros
  • Próximo -> Dentro de alguns metros
  • Distante -> Além de 10 metros

Um dispositivo com IOS que recebe o sinal do Beacon (Hardware ou outro dispositivo) tem sua aproximação categorizada também nas 03 formas acima que trata especificamente da distância entre o que envia e o que recebe a transmissão.

A BLE, ou Bluetooth Low energy pode operar no modo de anúncios de forma a perceber por exemplo, quando um dispositivo esta próximo. Este dispositivo BLE, definido através de um prefixo, entre outras coisas utiliza a variável UUID.

Vantagens em relação ao Bluetooth convencional

As vantagens são muitas mas principalmente o consumo baixo de energia e o baixo custo. Além disso, a aplicabilidade é enorme já que o BLE é ideal para pequenas transmissões de tráfego de dados enquanto que no Bluetooth convencional a preferência é por aplicativos mais complexos requerendo comunicação constante e mais dados.

Empresas com soluções

Já existem algumas empresas no mundo que estão oferecendo serviços e soluções para a tecnologia IBeacon. A Apple aposta neste segmento e no seu crescimento tanto que na última atualização do IOS 7.1.2, a tecnologia foi melhorada e ajustada. Estimote_beacon

Entre algumas, destaco a Estimote, que oferece através de seus Kits (a partir de US$ 99), formas de utilizar os Beacons em estabelecimentos.

 

Conclusão

O potencial de uso e exploração comercial do segmento é enorme. Acredita-se que nos próximos anos, a tecnologia IBeacon vire até uma commodity, sendo oferecida com custos mais baixos e com alta aplicabilidade.

Para acompanhar este progresso e sua utilização no mundo, é possível saber quais as maiores cidades e países que usam e possuem IBeacons implantados acessando o site WikiBeacon. Naveguem no mapa e vejam também as estatísticas das cidades que usam. São Paulo por exemplo possui apenas 9 mapeados enquanto o Rio de Janeiro, 19.

 

Não tenha vergonha...Partilhe!Email this to someoneShare on Facebook5Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0

4 Comments

  • Fábio Collares disse:

    Oi. Viram que tem uma empresa no Brasil que utiliza beacons para Android e iOS? Me pareceu mais abrangente, com um app bem desenvolvido e um painel de

    controle legal para os conteúdos. TagPoint é o nome. Dá pra investigar fazendo um cadastro no site dos caras. Abraço!

    • Edu disse:

      Olá Fábio. Obrigado pela dica. Não conhecemos a TagPoint mas é bom saber que empresas brasileiras estão começando a utilizar a tecnologia Beacon por aqui. Isto demonstra que o potencial é grande e existe espaço para explorar. Um abs.

  • Pedro Inzaghi disse:

    Eu vi esse negócio sobre estes tais beacons: https://www.youtube.com/watch?v=guhjdeFcg2I

    Isso é real?

    Abraço!

    • Edu disse:

      Olá Pedro,
      Tudo bem?

      A tecnologia IBeacon é real e já vem sendo utilizada em muitos locais no Brasil e no mundo, principalmente nos USA. A Tagpoint é uma empresa que usa a tecnologia em seus produtos desenvolvidos no Brasil em especial para o segmento de acessibilidade. Não conheço a empresa mas diria que a iniciativa é excelente e a tecnologia do IBeacon pode ajudar muitas pessoas como esta sendo feito pela Tag point.

      Um abs

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido !!