...Dicas, tutoriais e novidades. Seu Apple descomplicado!

Conheça o Headspace! A meditação que você leva para qualquer lugar!

590 2

Felizardo fui eu no dia em que fui apresentado por acaso a este incrível programa criado pela empresa Headspace de Andy Puddicombe. Se você nunca ouviu falar, prossiga lendo o artigo!

Tenho que ser honesto e transparente com vocês todos: Nunca fui de fazer meditação ou algo próximo do gênero. Porém, com o Headspace, foi tudo bem diferente. Muitos são os dias dedicados as ricas sessões diárias que o App te proporciona. Meu primeiro contato com Andy Puddicombe e sua história foi assistindo a uma apresentação que ele fez no TEDx (Aliás recomendo!), onde fiquei completamente interessado na vida e na sua experiência adquirida ao longo destes anos até resultar no que hoje é a sua empresa, a Headspace.

Conheça o Headspace

headspace_00Se você já ficou interessado ou ao menos curioso, conheça a história do Andy que é fantástica. O cara foi monge aos 11 anos, viveu no Himalaia, voltou para a Inglaterra e se formou numa escola circense. Com este conhecimento e vivência, fundou a Headspace e criou depois de longos anos planejando, um excelente App para meditação com o conceito de que um mínimo de 10 minutos já é suficiente.

 

 

 

Assista ao vídeo a seguir para uma breve introdução:

 

O Método

A idéia do Headspace é permitir que toda e qualquer pessoa possa se iniciar na meditação. Com apenas 10 minutos diários, foi provado que esta ciência produz benefícios que quando em contato com a mente, traz resultados em diversos campos e muda por completo sua mente a ponto de transforma-la. No começo, confesso foi muito difícil se concentrar e conter a ansiedade. Com o tempo e a prática, tudo isto foi ficando mais façil e os obstáculos muito menores e mais tranquilos até que eu não conseguisse ficar mais um único dia se quer sem praticar. A medida que você avança no método – existem diversos pacotes – você descobre o bem e o equilíbrio. headspace_01

Talvez o único ponto fraco, que não sei de fato se deve ser encarado com tal, é a linguagem hoje disponível apenas em Inglês. Se você não domina a lingua ou possui pouco conhecimento principalmente na parte do “listening”, você terá dificuldades. Como toda a parte “guiada” dos exercícios é feita com o aúdio da voz do Andy, não creio que ele irá aprender português ou outra lingua em tempo de gravar e disponibilizar todo o conteúdo em mais de uma linguagem que não o universal inglês.

Mas e como funciona? Posso tentar?

O App de meditação esta disponível na AppStore, na loja do Android e na Amazon onde é oferecido de duas maneiras: A versão free onde você será exposto a uma breve introdução de como o método funciona e adiante aos três pacotes básicos dos fundamentos da meditação, onde irá explicar um pouco da prática que mais a frente nos pacotes avançados ou específicos, você irá utilizar com muita frequência e mais independência.

Se você não tem problemas com a lingua inglesa e domina o idioma, não enfrentará nenhum problema. O Andy participa praticamente de todas as sessões guiadas, com usa voz pausada e bem clara, façil de entender. Se você não compreender algum passo ou perder o ritmo, pode voltar e começar novamente ou apenas poucos segundos ou minutos, através da própria interface. Aliás, um mundo a parte e na minha opinião, onde mora o core do App. A prática exige disciplina. O único esforço necessário é doar 10 minutos diários ao método. Completamente possível. A medida que você for progredindo, pode passar a praticar 15 minutos, 20, 45 ou até 60 minutos.

Falando mais sobre o App, a parte gráfica é o forte dele, altamente ilustrativo, faz bom uso dos elementos com equílibrio nas cores, tipografia leve e navegação simples e intuitiva com gestos por todo o App, tornando a experiência do usuário altamente prazerosa.

O App é dividido em 04 opções de navegação na barra inferior.

headspace_seriesheadspace_singlesheadspace_kids

A tab HOME é a sua casa. É o local onde você encontra tudo que esta rolando a seu respeito. Uma espécie de histórico do seu perfil que visa facilitar seu gerenciamento diário, controle de como estão suas sessões, número de dias corridos e um timeline constando todas as sessões daquele específico pacote. Praticamente endenter como anda seu progresso de forma geral. Também em HOME, é possível saber como anda as práticas dos sues amigos convidados. Você pode convidar até 5. O legal é que você pode incentivar seu amigo quando ele fica dias sem praticar enviando um SMS ou email lembrando que esta na hora de meditar.

A tab SERIES cobre diversos pacotes disponíveis na versão paga do App. Cada um deles é liberado um de cada vez formando uma fila que pode levar até 30 dias, dependendo do pacote escolhido.

A tab SINGLES é para aqueles dias mais específicos e momentos onde você explora situações e comportamentos tais como lidar com o medo de voar. Você pode escoher rapidamente um dos pacotes disponíveis e irá realizar os exercícios naquele exato momento sem se preocupar com um período como visto nas SERIES.

A tab KIDS, é totalmente voltada para a prática com crianças. E acredite, é maravilhoso. Você começa selecionando a idade, variando entre menores que 5 até 12 anos. Explora foco, calma, hora de dormir, gentileza e hora de acordar. Sensacional.

No alto, a esquerda no menu tipo hamburguer, se tem acesso as configurações do App, uma tour pela Headspace, boa parte das animações (você também encontra no canal do YouTube do Headspace), um descritivo sobre a ciência por trás do estudo e da sustentação do método e finalmente um relato sobre o Andy.

Conclusão

Se você nunca meditou, agora é uma excelente hora para pensar no assunto. Se o inglês não for um obstáculo para você, o Headspace é sem dúvida um belo exemplo de App bem desenvolvido, útil ao extremo e altamente eficaz com uma bela abordagem e com ótimo design. O resultado aparece em pouco tempo e você será muito grato assim como eu. Convencido? Então é hora de meditar!

Não tenha vergonha...Partilhe!Email this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0

2 Comments

  • Renata Lima disse:

    Olá,

    Estava procurando um aplicativo sobre meditação e, mesmo tendo dificuldades com o inglês, me surpreendi com o Headspace! Muito grato pela indicação!

    • Edu disse:

      Oi Renata, que bom que você gostou! Obrigado pelo seu depoimento. O Headspace é sensacional. Hoje, dificilmente vivo sem ele. Os resultados e benefícios do programa são maravilhosos. Vencidas as barreiras da linguagem, voCê se sairá muito bem! Acredite e seja persistente! 10m diários no início são suficientes. Boa sorte e obrigado! 🙂

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido !!