...Dicas, tutoriais e novidades. Seu Apple descomplicado!

Minimum number of posts is 5 for running text.

Afinal, o que podemos esperar do novo MAC OS X Mavericks!

761 0

Ontem, no evento oficial para desenvolvedores, a tão popular WWDC, foram apresentados uma série de novidades com destaque para o novo IOS 7, o MAC OS X Mavericks – que comento agora, e outros interessantes assuntos que comentei em outro artigo. Se você não acompanhou acesse aqui e leia.

Mavericks-Features_PRINT-compressed

Não há como não mencionar o nome Mavericks entre os possíveis que foram escolhidos para ser o oficial. Sou surfista, conheço o local e já estive na Califórnia. Quando vi a onda estampada e o nome Mavericks sendo dito e mencionado várias vezes, não acreditei. Só pela decisão tomada, já foi um ganho. Certamente podíamos esperar muito mais do próprio sistema operacional que esta por vir. As novidades foram muitas e eu diria que muitas funcionalidades farão do MAC OS, um grande competidor e único por mais um tempo. Sempre, e novamente como de costume, a Apple consegue surpreender deixando o OS mais ainda simples, descomplicado e fácil de usar. Mesmo assim, ainda ouço de amigos que não conseguem achar isso, achar aquilo. Não conseguem descobrir onde estão os aplicativos, como e onde esta o HD e por ai vai. Vícios da janelinha. Básico e compreensível. A migração de um ambiente Windows para MAC leva alguns meses. Pode levar mais tempo dependendo do grau de habilidade de cada um. Mas é normal que o usuário que praticamente a vida toda era acostumado com o Windows apanhe no começo quando migra par ao MAC. Por isso, estamos aqui para ajudar você a simplificar este caminho e a perceber mais cedo que chegou onde sempre quis. Laughing Sou suspeito. Eu sei.

Vamos as novidades do Mavericks….

Mavericks-icons-compressed

Finder Tabs

Agora ficou ainda mais fácil encontrar qualquer coisa no seu MAC. Isto é uma das coisas que mais me perguntam. Simples, use o spotlight! Sabe aquela lente de aumento no canto superior direito? Então, ela é uma ferramenta brilhante. Você acha tudo: arquivos, pastas, vídeos, imagens, áudio, etc…finder-mavericks-compressed

No Mavericks ficou ainda mais simples com a adição de TABS nas laterais do finder que contam com mais um artifício já muito utilizada na Web que são as TAGS. Agora você pode dar um “carimbo” a qualquer um desses itens acima que descrevi que mais tarde aparecem para você ao realizar uma pesquisa. Basta você digitar uma tag que o Finder lhe mostra tudo que possui aquele “carimbo” da TAG. Prático, não?

tags-mavericks-compressed

 Múltiplas Telas

A funcionalidade aqui tem dois nomes: praticidade e flexibilidade. Simples. Quem possui dois monitores ou até mesmo uma TV com tela grande e uma Apple TV vai dar muita rizada com esse recurso no Mavericks. É sensacional. multiple-display-compressedPraticamente o Mavericks trouxe uma liberdade para cada um dos seus monitores. Em cada um, é possível ter um Dock, uma barra de menu, várias janelas abertas em cada monitor ou apenas rodar uma aplicação em tela cheia em ambos. Se você tiver uma Apple TV, pode usar o recurso do Airplay e transformar sua TV em um monitor gigante! Show não é mesmo? Com o Mavericks será possível ter mais autonomia e controle individual do seu monitor.

Safari

O novo Safari traz grandes e interessantes modificações nas funcionalidades. safari-mavericks-compressedUma delas em destaque na imagem ao lado é o TOP SITES, que você pode de uma forma visual única, acessar todos os websites que considera TOP na sua lista de favoritos. Acredite, isto ajuda muito na produtividade. Você pode por exemplo arrastar um website do seu bookmark que ele é criado no TOP SITES melhorando a organização. No Firefox existe um Add-on chamado Superstart que faz exatamente isso e é sensacional. Se não conheciam, adotem! A barra lateral também ganhou novidades. Você consegue visualizar sua lista de leitura, bookmark e links compartilhados sem necessitar sair da página que esta navegando. Tudo acontece na lateral da sua tela dentro do navegador. Bem prático. Os links compartilhados são uma novidade bem legal. Você pode visualizar todos os links de quem você segue (Twitter, Linkedin, etc..) e com a vantagem de correr entre os textos rapidamente ali mesmo na lateral. shared-links-mav-compressed

ICloud Keychain

Ótima funcionalidade melhorada agora com a integração com o ICloud. O Google Chrome já possui um recurso similar que ajuda a você preencher automaticamente seus dados de acesso, senhas, cartões e informações pessoais sempre que precisar. Segurança? A Apple tratou disso e as informações são guardadas com chave de encriptação AES-256 bem complicada de ser descoberta. Os dados são automaticamente preenchidos e sempre atualizados em todos os dispositivos da Apple. Uma mão na roda. keychain-mav-compressed

Alertas e Notificações

Outra grande novidade no atual recurso que foi melhorado. As notificações passam a serem mais interativas alertando o usuário sob vários aspectos. Nas chamadas do Facetime e/ou mensagens recebidas do IMessage, vão poder ser respondidas ali mesmo na barra de notificação com uma simples resposta ou apenas removendo-a. Se você estiver longe do seu MAC, ao voltar, será avisado de chamadas do Facetime e quantas foram realizadas, mensagens de e-mail que chegaram ou mensagens (Imessage) que você não viu. Notícias de seus sites preferidos também passam a fazer parte das notificações. alerts-mav-compressed

Calendário

Esse ganhou um visual novo com cores entre outras novidades. Esta visualmente mais atrativo e interessante lembrando um pouco o atual IOS 7 com interface gráfica mais plana. Quem já ouviu falar do BusyCal? Eu uso no meu dia-a-dia em substituição ao atual Calendário e é bem similar ao novo calendário do Mavericks na questão de interface gráfica. calendar-mav-compressedAs mudanças são boas. Os eventos agora passam a ser incorporados ao dia e aparecem diretamente na visão geral. Isto faltava. Outra grande funcionalidade fica por conta do novo inspetor que se integra ao Mapas e mostra o tempo de viagem até o destino, completa automaticamente o endereço assim que você começa a digitá-lo e adiciona a previsão do tempo. Show! Era isso que faltava para tornar o calendário indispensável ao menos nesse início onde outras alternativas já vinham oferecendo esses recursos a tempo. Boa Apple!

Novo Mapas

Este então é novidade quente. Não existente atualmente no Mountain Lion e sofrendo muito com a versão mais nova do Google Maps (que estou utilizando no preview), temos um bom cenário. O Mapas é praticamente o mesmo que já vimos no IOS a partir da versão 6 mas com algumas melhorias para a versão desktop do Mavericks. Além dos tradicionais tráfego, visões (híbridas,satélite e mapas), duas chamam atenção. Uma delas é a visão em 3D (Eu sei! Já existe no IOS), mas confesso que em uma tela maior fica demais!Wink Ok, e o Google Earth? Faz a mesma coisa, de fato. maps-mav-compressedMas estamos considerando os avanços na plataforma de mapas e os esforços que a Apple vêm fazendo para torná-la única e superior a outras inclusive do rival. E olha, eu diria que a briga vai ser boa! A integração é total com o calendário. A outra é a facilidade é a de enviar para o seu aparelho com o IOS, seu planejamento do itinerário ou viagem e a partir dele dar início a navegação. Tudo a partir do seu Mavericks. Não é legal? Gente, estamos falando de Apple e sua simplicidade. Vamos em frente…

IBooks

Finalmente chegou ao MAC OS. Praticamente similar ao atual que já conhecemos no Iphone e Ipad. Todas as funcionalidades do IOS agora no Mavericks com integração total com o ICLoud promete ser uma bela loja on-line para encarar a rival Amazon.

ibooks-mav-compressed

Conclusão

Bom pessoal, com esse IBooks, foi minha última avaliação sobre o Mavericks, próximo OS da Apple para desktops. De uma forma geral, percebe-se a tendência em aos poucos incorporar muitas das facilidade e funções encontradas em aplicativos alternativos no próprio MAC OS. Isto é tudo porque não precisaremos mais encher nossas HDs com vários aplicativos ou utilitários que supram uma falta que tanto gostaríamos de ver nativos do OS. Com o Mavericks essa distância vai se encurtando e espero que em futuras atualizações, a ponte seja ainda menor. Bom para nós usuários mas não tão bem vinda para quem desenvolve que também deverão procurar sempre atrair novos clientes com criatividade. O Mavericks esta disponível desde a WWDC em versão Beta para desenvolvedores e para o público geral em meados de Setembro se não houver surpresas.

E ai gostaram do resumo? Deixem suas opiniões!

Não tenha vergonha...Partilhe!Email this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn1Pin on Pinterest0

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido !!